#FiqueEmCasa: Monitorando as tendências de isolamento social na cidade de Caruaru

1Patricia Takako Endo (UPE)

2Ivanovitch Silva (UFRN)

3Luciana Lima (UFRN)

4Leonardo Bezerra (UFRN)

5Rafael Gomes (UFRN)

6Marcel Ribeiro-Dantas (Institut Curie)

7Gisliany Alves (UFRN)

8Kayo Henrique de Carvalho Monteiro (UPE)

 

 

Esta nota apresenta informações relacionadas ao Índice de Isolamento Social da cidade de Caruaru; os dados foram fornecidos pela In Loco[9], uma startup de tecnologia que tem acompanhado a movimentação de cerca de 60 milhões de brasileiros por meio de localização de celulares. Segundo informações dessa empresa, os dados são provenientes de aplicativos parceiros instalados voluntariamente pelos usuários, que podem ou não permitir o envio de suas informações. Os dados são diários e nesta nota abrangem o período de 01 de março a 14 de abril.

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) notificou o primeiro caso de COVID-19 em Caruaru no dia 23 de março [2], porém o primeiro caso de contaminação comunitária foi confirmado no dia 27 de março [3]. A primeira morte por COVID-19 em Caruaru foi registrada no dia 10 de abril, e até o dia 26 de abril, a cidade contabilizava 124 casos em investigação, 37 casos confirmados de COVID-19 com 3 óbitos pela doença [9].

A Figura 1 mostra a evolução do Índice de Isolamento Social da In Loco para seis municípios do estado de Pernambuco, incluindo Caruaru. As informações são diárias e se referem ao período de 01 de março a 14 de abril.

Figura 1. Evolução do índice de isolamento social de seis municípios de Pernambuco, incluindo Caruaru, referente ao período de 01 de março a 14 de abril

Fonte dos dados básicos: In Loco [7].

O Decreto Municipal nº 024/2020 [4], que entrou em vigor no dia 15 de março de 2020, regulamentou medidas temporárias para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do COVID-19, como o isolamento e a quarentena, em conformidade com o Decreto Estadual Nº 48.809/20 [5], bem como a suspensão de eventos de qualquer natureza com público superior a cem pessoas, das aulas regulares da rede pública e particular, inclusive universitária, dentre outras. Além disso, antes mesmo de ser identificado o primeiro portador de COVID-19 em Caruaru, a prefeitura, juntamente com as prefeituras de Santa Cruz do Capibaribe, Toritama e o Governo do Estado, suspenderam o funcionamento da Feira da Sulanca (Portaria Nº 003/2020) [8], no dia 18 de março; a Portaria decretou também o fechamento de praças, parques, academias e instituiu o Grupo Operacional Integrado de Fiscalização de Crise, com finalidade de fiscalizar o cumprimento das normas municipais, estaduais e federais estabelecidas para o combate ao COVID-19. A Portaria Nº 004/2020 [8] do dia 20 de março decretou a suspensão do funcionamento de todos os estabelecimentos comerciais e de serviços, exceto os considerados essenciais, como agência bancárias, supermercado, farmácias; e institui-se a instalação de barreiras sanitárias móveis através do decreto Nº 025/2020, no dia 22 de março [6].

Contudo, apesar de todas as medidas tomadas, como pode-se notar no gráfico da Figura 1, a cidade de Caruaru aparece com um dos menores Índices de Isolamento Social da In Loco comparada a algumas cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR), abaixo da Capital Pernambucana, Recife. Percebe-se uma grande melhoria no índice a partir o dia 21 de março, com uma queda no dia 23, mas Caruaru finaliza o período de análise com Índice de Isolamento Social de apenas aproximadamente 50%.

A Figura 2 apresenta os Índices de Isolamento Social da In Loco alcançados pelos 15 municípios da RMR mais a cidade de Caruaru.

Figura 2. Índice de Isolamento Social da In Loco dos 15 municípios da RMR e Caruaru

Fonte dos dados básicos: In Loco [8].

Os valores se encontram ordenados do maior para o menor valor médio alcançado em cada período: de 01 a 13 de março, que corresponde a um dia posterior ao Decreto Estadual Nº 48.809/20 [3] que regulamenta medidas temporárias para enfrentamento do COVID-19 no Estado; de 14 a 29 de março, que corresponde aos primeiros quinze dias após a entrada em vigor deste decreto, e o período de 30 de março a 14 de abril, que se refere às datas disponíveis mais recentes.

Apesar das variações entre municípios, todas as cidades analisadas apresentaram um aumento no Índice de Isolamento Social da In Loco, destacando-se a cidade da Ilha de Itamaracá, com 63,62% ao final do período avaliativo, atingindo o primeiro lugar no ranking. De modo geral, é observado um aumento no Índice de Isolamento Social da In Loco em todas as cidades da RMR e em Caruaru a partir do dia 14 de março, dia em que o decreto do Estado de Pernambuco entrou em vigor.

Apesar de ter apresentado um aumento significativo no Índice de Isolamento Social da In Loco, a cidade de Caruaru aparece em último lugar no ranking em comparação com as demais cidades da RMR. No dia 01 de março, Caruaru possuía um índice correspondente a 24%; no dia 14 de março, o índice praticamente dobrou, chegando a 47,65%, e por fim alcançou a marca de 50,76%, um valor ainda distante do ideal de 70%.

 

Considerações finais

A prefeitura de Caruaru publicou no 23 de abril de 2020 o Decreto n° 040, onde determinou o uso obrigatório de máscaras individuais, descartáveis ou artesanais, para todas as pessoas nas repartições públicas, em estabelecimentos comerciais e industriais, ou espaço em que seja explorado a atividade econômica. Em paralelo ao Decreto Municipal, o Decreto Estadual Nº48.969 [10] do mesmo dia permitiu o funcionamento dos estabelecimentos de aviamentos e de tecidos, para o fornecimento dos insumos necessários à fabricação de máscaras e outros Equipamentos de Proteção Individual (EPI) relacionados ao enfrentamento do coronavírus. Vale ressaltar a importância da cidade de Caruaru no contexto têxtil do Estado de Pernambuco.

Apesar das medidas reforçarem as ações adotadas no combate à COVID-19, é importante destacar a baixa aderência da população caruaruense ao isolamento social, segundo os dados da In Loco. Importante que as administrações municipal e estadual trabalhem em parceria para identificar as dificuldades encontradas pela população em manter o isolamento social, sobretudo aquelas de natureza socioeconômica, e atuar sobre elas de maneira eficiente.

 

Referências

[1] #FiqueEmCasa: Monitorando as tendências de isolamento social em Pernambuco e na Região Metropolitana do Recife (RMR). [Online] Disponível: https://jornalggn.com.br/a-grande-crise/fiqueemcasa-monitorando-as-tendencias-de-isolamento-social-em-pernambuco-e-na-regiao-metropolitana-do-recife-rmr/ (Abr. 25, 2020).

[2] “Caruaru registra primeiro caso de Covid-19 importado”. [Online] Disponível: https://caruaru.pe.gov.br/caruaru-registra-primeiro-caso-de-covid-19-importado/(Abr. 25, 2020).

[3] “Nota: Confirmado mais um caso de coronavírus em Caruaru”. [Online] Disponível: https://caruaru.pe.gov.br/nota-confirmado-mais-um-caso-de-covid19-em-caruaru/ (Abr. 25, 2020).

[4] Decreto No. 024/20 de 15 de março de 2020. [Online]. Disponível: https://caruaru.pe.gov.br/decreto-n-024-de-15-de-marco-de-2020/ (Abr. 25, 2020).

[5] Alepe Legis. Legislação do Estado de Pernambuco. Decreto (2020, mar. 14). 48.809, Decreto No. 48.809 de 14 de março de 2020. [Online]. Disponível: https://legis.alepe.pe.gov.br/texto.aspx?id=49417&tipo= (Abr. 25, 2020).

[6] Decreto No. 024/20 de 15 de março de 2020. [Online]. Disponível: https://caruaru.pe.gov.br/decreto-n-025-de-22-de-marco-de-2020/ (Abr.27, 2020)

[7] In Loco. “Cientistas de dados na luta contra a COVID-19”, Cientistas de dados na luta contra a COVID-19. https://content.inloco.com.br/blog/cientistas-de-dados-na-luta-contra-a-covid-19 (Abr. 25, 2020).

[8] Diário oficial No. 1003 de 18 de março de 2020. [Online]. Disponível: http://diario-oficial.caruaru.pe.gov.br/ (Abr.27, 2020)

[9] Boletim COVID-19. [Online]. Disponível :
https://caruaru.pe.gov.br/boletim-diario-26-04-2020/ (Abr.27, 2020)

[10] Alepe Legis. Legislação do Estado de Pernambuco. Decreto (2020, abr. 23). 48.969, Decreto No. 48.969 de 23 de abril de 2020. [Online]. Disponível:
https://legis.alepe.pe.gov.br/texto.aspx?id=50268&tipo= (Abr.27, 2020)

 

 

1 Professora adjunta da Universidade de Pernambuco (UPE) e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Computação (PPGEC/UPE).

2 Professor adjunto do Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IMD/UFRN) e vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e de Computação (PPgEEC/UFRN).

3 Professora adjunta do Departamento de Demografia e Ciências Atuariais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DDCA/UFRN) e vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Demografia (PPgDEM/UFRN).

4 Professor adjunto do Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IMD/UFRN) e membro do Programa de Pós-graduação em Tecnologia da Informação (PPgTI/UFRN).

5 Professor adjunto do Departamento de Informática e Matemática Aplicada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DIMAP/UFRN) e doutor em Engenharia Elétrica (UFRN).

6 Pesquisador no Institut Curie (UMR168), Mestre em Bioinformática (UFRN) e doutorando na L’école doctorale informatique, télécommunications et électronique (EDITE) da Sorbonne Université (Paris).

7 Graduada em Ciências e Tecnologia e em Engenharia de Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e mestre em Engenharia Elétrica e de Computação (UFRN).

8 Mestrando em Engenharia de Computação da Universidade de Pernambuco (PPGEC/UPE) e Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade de Pernambuco (UPE).

9 Os autores desta nota agradecem à In Loco pela disponibilização dos dados municipais utilizados. Maiores informações sobre a empresa podem ser obtidas em <https://www.inloco.com.br/pt/>.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *