MBA CIDADES INTELIGENTES
(Gestão Pública)

Reproduzir vídeo

Você transformando o futuro das cidades!

Imagine unir o Gestão pública, Tecnologia da Informação e Urbanismo, para melhorar a vida das cidades e gerar oportunidades de trabalho

 

O MBA Cidades Inteligentes é curso que trabalha esses três campos de conhecimento de modo prático e consistente. Profissionais com grande experiência e titulação nas áreas do curso vão transformá-lo em um solucionador de problemas urbanos relevantes e inovadores.

 

 

POR QUE SE PROFISSIONALIZAR NO DESENVOLVIMENTO DE CIDADES INTELIGENTES?

   As cidades inteligentes representam uma nova forma de planejar espaços urbanos, utilizando tecnologias avançadas para aumentar a eficiência, sustentabilidade e qualidade de vida. A Gestão Pública moderna se beneficia da integração com sistemas digitais, que facilitam a coleta e análise de dados em tempo real, resultando em um melhor atendimento às necessidades dos cidadãos.

   Esta abordagem vai além do uso de sensores e redes de comunicação. É essencial planejar cuidadosamente para aprimorar serviços urbanos como transporte, iluminação, gestão de resíduos e segurança, incorporando a tecnologia. Outro ponto chave é fomentar a participação dos cidadãos, usando plataformas digitais para uma colaboração ativa na criação de ambientes urbanos mais eficazes e adaptáveis.

   O MBA em Cidades Inteligentes da UPE ensina os alunos a resolver problemas de administração pública inteligente, aplicando metodologias ágeis, políticas de inovação, transformação digital, economia criativa e sustentabilidade no desenvolvimento urbano. O curso também abrange o monitoramento inteligente de políticas públicas, melhoria de controles internos e externos, combate à corrupção, uso de dados e dashboards para tomada de decisões, e implementação de segurança e defesa civil inteligentes.

Após a conclusão do curso, o profissional estará capacitado para gerenciar órgãos públicos de maneira eficiente, utilizando tecnologias de informação para otimizar ações e monitorar políticas públicas. Ele também será capaz de desenvolver e gerenciar projetos inovadores em cidades inteligentes, além de interpretar e tomar decisões baseadas em dados disponíveis.

---

DURAÇÃO DO CURSO: 14 meses

CARGA HORÁRIA: 360 horas (SEM APRESENTAÇÃO DE TCC).

Disciplinas: 12

Aulas Remotas (quintas e sextas - Noite; Sábados - manhã e tarde)

Semanas Intercaladas

Vagas limitadas!

Investimento: 14 parcelas de R$ 359,00 (Promocional Até 30/11/24)

DATAS IMPORTANTES

Inscrições:

Até 30/11/24

Pré-inscritos no formulário de cadastro acima têm prioridade em vagas e descontos.

 

Processo Seletivo: Análise de Documentos e Curriculum vitae

3 Dias úteis após o envio da Inscrição.

 

PROCESSO DE INSCRIÇÃO (ETAPAS):

1) CANDIDATO ENVIA EMAIL SOLICITANDO INSCRIÇÃO NO MBA PARA mba.upecaruaru@gmail.com com Ficha de Inscrição e os documentos solicitados;

2) Coordenação verifica os documentos em até 2 dias úteis;

3) Equipe de Apoio responde email para o estudante, adiciona o mesmo no grupo do whatsapp e encaminha os dados de pagamento da Matrícula (R$ 60,00);

4) O Estundante envia o comprovante de pagamento da matrícula;

5) O Aluno recebe o comprovante de matrícula pela Equipe de APOIO do MBA.

Documentos necessários (Anexar no Email):

-Ficha de Inscrição (clique aqui para baixar);

-Diploma ou Declaração de Colação de Grau ou Declaração de Provável Concluinte até 2024.1);

-Histórico Escolar da Graduação;

Curriculum vitae;

-Cópia de RG, CPF e Comprovante de Residência;

-Após análise documental: Comprovante de pagamento da Matrícula conforme informações em anexo.

Divulgação do Resultado Geral de Inscrições do MBA:

AULA MAGNA DO CURSO: 
Previsão: 15/05/24
I: ORIENTAÇÕES
  • Apresentação do MBA;
  • Metodologias de Ensino e Avaliação;
  • Apresentação do Corpo Docente;
  • Divulgação do Cronograma de Aulas;
  • Apresentação das Plataformas Usadas no MBA;
  • Oreintações gerais relativas à vida acadêmica.

II) PALESTRA DE ABERTURA: CONVIDADO ESPECIAL.

Metodologia


Em conformidade com as melhores práticas adotadas em instituições renomadas no Brasil e no Mundo, será adotada uma metodologia de Problem Based Learning (PBL). Essa metodologia parte da premissa de que os gestores são solucionadores de problemas. Os problemas estabelecem as diretrizes essenciais a serem utilizadas no arcabouço teórico abordado nas disciplinas do curso.


As disciplinas deverão apresentar um rol de problemas a serem resolvidos dentro do respectivo escopo teórico-conceitual e no decorrer das exposições, as soluções vão sendo construídas em conjunto com os alunos. Outrossim, os alunos serão instados a tentar buscar soluções de forma autônoma e os docentes terão o papel de direcionar os esforços metodológicos para o alcance do problema-objetivo proposto.


Para viabilizar tal metodologia, a coordenação do programa instituiu um manual de boas práticas, que deve servir de referência para que os docentes se enquadrem no modus operandi das disciplinas.

Também deverão ser utilizados Estudos de Caso para clarificar as possibilidades de aplicação concreta dos conceitos estudados. Os Casos são ferramentas de aprendizagem que possibilitam uma visualização mais tangível dos conceitos abordados nas disciplinas, porquanto são instrumentos de aprendizagem desejáveis. Entretanto, para aplicação dos estudos de caso é premente que os docentes estejam aptos à aplicação correta da metodologia. Para isso, da mesma forma que as práticas de PBL, os Estudos de Caso a serem utilizados também terão um manual de boas práticas para evitar o uso inadequado do método.


Haverá workshops, dentro de algumas disciplinas, com conceitos e práticas relacionados às cidades inteligentes (smartcities).


O curso será ao vivo, por meio de webconferência e contará com:


  • Interação com colegas e professores em tempo real, ao vivo;
  • Mobilidade para o aluno assistir às aulas de onde estiver;
  • Aulas gravadas que ficam disponíveis para o aluno assistir novamente, quando quiser, quantas vezes quiser;
  • Fórum de debates;
  • Seminários e aprendizado baseado em problemas (Dentro do conteúdo das disciplinas);
  • Networking com professores, profissionais experientes e colegas de todo o Brasil;

Avaliações


As avaliações dos módulos ficam sob a responsabilidade de cada professor, podendo ser realizado em forma de prova escrita, oral, apresentações de projetos ou trabalhos específicos. Fica o professor comprometido a utilizar as metodologias de PBL e Estudo de Caso como parte da composição da avaliação dos alunos.  Espera-se, como resultado final, uma nota única entre 0,00 a 10,0. A nota mínima para aprovação em cada módulo é 7,0 (sete). Devem-se considerar os seguintes aspectos básicos para as avaliações:


  • Avaliações devem propor análises e/ou proposições de soluções fundamentadas aos problemas-chave de cada disciplina;
  • Devem incentivar a realização de apresentações e discussões de trabalhos científicos, bem como trabalhos e dinâmicas realizadas em grupo;
  • Considerar na avaliação os aspectos relativos a presença e participação nas aulas, tais como: assiduidade, pontualidade, participação e contribuição intergrupal;
  • Considerar na avaliação a participação qualificada nas aulas - questionamentos e contribuições relevantes para os conteúdos apresentados.

Endereço: Av. Projetada  01, S/N, Nova Caruaru, Caruaru – PE, CEP 55.014-908

Telefone: (81) 3719-9448

CNPJ: 11.022.597/0001-91

Todos os direitos reservados à Universidade de Pernambuco