UPE Caruaru tem artigo publicado na Revista de Gestão e Projetos (Qualis B2)

Os alunos do curso de Administração da UPE Caruaru, Vanessa Santos e José Augusto e os professores Rômulo César e Gabriela de Vasconcelos, tiveram o artigo científico “Uma proposta de utilização de gestão de risco para o Planejamento Acadêmico de uma Universidade Pública” publicado na Revista de Gestão e Projetos.

O artigo é resultado do trabalho de conclusão de curso dos alunos e tem como objetivo desenvolver uma proposta de utilização de Gestão de Risco em uma universidade pública.

Resumo: Diversos problemas ocasionados por falta de análise dos riscos podem impactar diretamente a execução de projetos em organizações. As universidades por sua vez podem utilizar a gestão de riscos como um conjunto de atividades coordenadas para dirigir e controlar seus projetos, tentando minimizar os impactos provocados nos ambientes acadêmicos. O presente estudo objetiva, a partir de uma metodologia qualitativa e exploratória, desenvolver uma proposta de utilização de Gestão de Risco em uma universidade pública. Para tanto, pretende investigar, identificar e analisar tais riscos a fim de criar um plano de contingência para mitigação e redução dos impactos em um semestre letivo. Foram analisadas 34 respostas entre professores, alunos e funcionários administrativos. Os ricos foram identificados e agrupados em 4 grandes áreas, em seguida foi avaliado o impacto e a probabilidade desses riscos ocorrerem na instituição pesquisada, por fim, foi proposto um plano de contenção e contingência. Desta forma, foi possível analisar que os riscos em ambientes universitários podem ocasionar diversos impactos no semestre letivo, as pesquisas aplicadas com stakeholders pode ser um mecanismo eficiente para identificação e priorização desses riscos. Identificar o impacto e a probabilidade dos riscos pode possibilitar aos gestores acadêmicos uma resposta mais rápida perante problemas identificados.

Link para o artigo: http://periodicos.uninove.br/index.php?journal=gep&page=article&op=view&path[]=11000

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *